Início / 10 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM 2020 / Sermonário Motivacional | 10 Dias de Oração 2020 (Textos)

Sermonário Motivacional | 10 Dias de Oração 2020 (Textos)

 


RESGATE (Sermão Temático)

Obs.: Prezados líderes, anciãos e secretários da igreja. É imperativo que busquemos os filhos de Deus que estão afastados. Esta mensagem é sugestiva e deverá ser pregada pelo menos 3 a 5 meses antes do Projeto Reencontro, que em 2020 vai realizar o primeiro batismo no final dos Dez Dias de Oração.
(Mensagem sugestiva de preparo da igreja a ser apresentada no quarto trimestre de 2019 para a Colheita do Projeto Reencontro nos “10 Dias de Oração em 2020.)

TEXTO BÍBLICO: Provérbios 24:16 (1a Parte – Ler com a igreja)
“Porque sete vezes cairá o justo e se levantará…”

INTRODUÇÃO
Meus irmãos em Cristo, a mensagem de hoje é extremamente importante para nossa igreja. Sabemos que Deus tem nos abençoado como um povo. Milhares de pessoas são recebidas como membros a cada ano em todo o mundo. Porém, as estatísticas mundiais mostram que muitos têm deixado os caminhos do Senhor.
O que podemos fazer para reverter esse quadro de perdas de pessoas que tanto amamos que deixaram a igreja? Precisamos iniciar o preparo para um grande resgate.
Quando falamos em resgate, o dicionário Aurélio dá várias definições, dentre elas, uma bem interessante: “Livrar-se do cativeiro por meio de resgate”.
Sabemos que só é necessário resgate quando alguém fica impossibilitado(a) de se libertar de algo que pode levar a sua própria morte.

I. COMPREENDENDO O RESGATE
a. Não existe auto-resgate. Uma pessoa precisa de resgate porque não consegue se livrar sozinha. No caso dos membros que estão afastados da igreja, é possível que muitos pensem: “Ela conhece a igreja, conhece os princípios. Não quer voltar porque não quer” ou “esse ou essa não tem jeito”.

b. Irmãos, isso é um engano. A ovelha perdida sabe que está perdida, não sabe o caminho de volta e não tem forças para voltar até que alguém vá buscá-la.
Citação “A igreja precisa compreender que se ‘a ovelha perdida não é trazida ao aprisco, vagueia até perecer. E muitas vezes descem à ruína pela falta de uma mão estendida para salvá-la’” (Parábolas de Jesus, p. 191).

c. Precisa acontecer em nossa igreja uma ação humana de resgate com o poder de Deus. O Espírito Santo atuará na vida daqueles que amamos e congregaram conosco para que voltem e se fortaleçam nos caminhos de Deus.

II. ASSIM DIZ O SENHOR
a. Vejamos alguns dos textos bíblicos que nos ajudam a entender a importância do resgate daqueles que deixaram os caminhos do Senhor.

b. Salmo 145:14 “O Senhor sustém os que vacilam e apruma todos os prostrados”. Como vimos, é uma missão em que necessitamos do poder do Espírito Santo. Deus ergue os que caem em pecado. Ele fortalece os que tropeçam e restaura os pecadores arrependidos.

c. Provérbios 24:16 “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade”. Deus não desistiu de nós e não desistiu daqueles que um dia estiveram conosco. O texto diz que o justo se levantará pela graça de Deus.

Resgate é realmente uma missão de salvação para quem não consegue voltar sozinho(a).
d. Lucas 15:32 “Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”. No resgate, há alegria, pois o resgate realmente salva uma pessoa da morte eterna. O perdido foi achado, foi restaurado.
Ilustrar: (Passe um vídeo do Projeto Reencontro. Você pode baixar no YouTube “Projeto Reencontro”. Há vários testemunhos lindos. Ou você pode contar uma história de alguém que voltou para a igreja, mas parecia impossível. Lembre-se: exalte o poder de Deus.)

e. Miqueias 7:8 “Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz”. Como igreja, não podemos nos acomodar para com os que nos deixaram, precisamos buscá-los e mostrar o grande amor de Deus.

f. Tiago 5:19, 20 “Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados”. Esse é um dos textos mais diretos e impressionantes da Palavra de Deus para nós que realizamos o Projeto Reencontro. Significa que buscar alguém que se desviou é salvação pela graça de Deus para nós e para os que estão distantes.

III. O PODER DA INTERCESSÃO E O PROJETO REENCONTRO
a. Por que as pessoas abandonam os caminhos de Deus e deixam a igreja?

b. Por que as pessoas retornam para a igreja?

c. Foi feita uma pesquisa com pessoas que deixaram a igreja, voltaram e estão firmes hoje. Elas responderam a essas duas perguntas.

d. As respostas foram surpreendentes: Afirmaram que deixaram a igreja por dois motivos principais: 1. Tiveram uma crise espiritual; e

2. Tomaram a decisão por si mesmas de deixar os caminhos de Deus.
e. Elas também afirmaram que voltaram para a igreja por dois motivos muito impressionantes: 1. Quando descobriram que alguém não desistiu de interceder por elas em oração para que voltassem ao Senhor Jesus independentemente de como estavam e quanto tempo estavam distantes. (Ex.: mães que oram por anos por seus filhos.)

2. Quando alguém da igreja se aproximou deles e atendeu suas necessidades mesmo quando elas estavam longe do convívio dos irmãos.

f. Conclusão principal: As pessoas deixam a igreja por questões espirituais e retornam por questões espirituais.

Citação “Nunca devemos deixar de trabalhar por uma pessoa enquanto houver um raio de esperança” (A Ciência do Bom Viver, p. 168).
Testemunho: Vídeo de 2 minutos do Reencontro

IV. O QUE VAMOS FAZER EM NOSSA IGREJA?
1. Hoje estamos dando o primeiro passo ao apresentar esta mensagem de apelo, reavivamento e preparo para buscarmos nossos irmãos afastados e trazê-los aos pés de Cristo nos “10 Dias de Oração” em fevereiro de 2020.

2. Juntamente com nosso pastor, a Comissão do GER (Grupo Especial de Revisão de Secretaria) nos fornecerá os nomes atualizados de todos os membros que estão afastados.

3. Vamos entregar aos professores de sua unidade da Escola Sabatina que vão distribuir esses nomes e endereços para visitação e atendimento.

4. Temos um cartão extra de captação de nomes de pessoas que vocês conhecem que estão afastadas, mas não constam na lista de nossa igreja local. Por favor, preencham e entreguem ao professor de sua unidade da Escola Sabatina para vocês receberem o kit de materiais do Reencontro. Assim, essas pessoas serão alcançadas pelo poder de Deus.

5. Nas unidades da Escola Sabatina, vamos formar as duplas missionárias para visitar todos os afastados nos meses que antecedem os “10 Dias de Oração”, que, em 2020, será dedicado ao Evangelismo do Reencontro.

6. Hoje iniciamos em nossa igreja um grande movimento de visitação e atendimento às necessidades desses irmãos afastados, e lançamos o projeto de intercessão. Vocês vão receber os cartões de oração intercessora. (Nos campos onde há o projeto “Roupão da Fé”, serão entregues roupões para o trabalho com os afastados.)

7. Todos os materiais escritos e em vídeos estarão disponíveis no site da Divisão Sul-Americana, e nossa Associação, por meio da Secretaria e do Ministério da Mulher, dará suporte ao projeto.

CONCLUSÃO
a. O texto que lemos a princípio diz: “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará” (Provérbios 24:16).

b. Não podemos desistir daqueles que amamos e desejamos ver no Reino dos Céus.Citação “Há diante de nós uma grande obra. Há homens e mulheres a se desviarem do redil de Cristo, e à medida que se tornam frios, indiferentes, e perdem toda disposição de voltar, não correrão atrás de vós. Vós os deveis ir buscar onde estão… Ao encontrardes uma ovelha desgarrada, chamai-a para o redil; e não a largueis enquanto não a virdes a salvo ali… Saí em busca das ovelhas perdidas da casa de Israel”. (Nossa Alta Vocação, p. 174).

Lucas 15:7 “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.

APELO
a. Você já foi uma ovelha perdida? O que significou para você saber que alguém foi buscá-lo(a) para o redil do Senhor?
b. Quem vai lutar em oração e buscar a ovelha perdida? Podemos contar com você? O texto bíblico apela:

Testemunho: (Conte um lindo testemunho de alguém que deixou os caminhos de Deus, voltou e hoje está feliz. Conte o testemunho sem dizer o nome e em seguida chame a pessoa à frente. É um momento solene de apelo. Peça sabedoria a Deus.)

c. Quero dizer a vocês nesta manhã e em nome de Jesus que vamos experimentar uma grande alegria nesta igreja pelos irmãos e irmãs que serão trazidos de volta à igreja de Deus nos rebatismos que teremos no fim dos 10 Dias de Oração em fevereiro de 2020.

Provérbios 24:16 (1° parte – Ler com a igreja) “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará…”

Oração de dedicação: (Faça um chamado à frente para os membros se envolverem neste projeto de fé. Faça uma oração poderosa por aqueles que vão sair e buscar ovelhas perdidas. Ore pelos que estão afastados para que, quando, como igreja, chegarmos a seus lares, seus corações estejam abertos pelo poder de Deus.)

Mensagem sugestiva de preparo da igreja para o Projeto Reencontro em 2020

Autor: Pr. Emmanuel Guimarães

Facebook Comments

sobre baixoguandu

Além disso, verifique!

Banners | 10 Dias de Oração 2020

Arquivo compactado contendo as artes em PDF dos banner em 3 tamanhos diferentes do projeto: …

×

Portal Adventista de Baixo Guandu/ES

Seja Bem-Vindos (as) ao Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Conheça os Materiais e Conteúdos da Igreja Local e Mundial.

× Atendimento Online!