Um livro para todas as estações

Aprendi a ler na Bíblia, ao lado de minha mãe, e recebi o impacto da Palavra ainda nos primeiros anos de vida. E você? Qual é a sua história com o livro sagrado? Havia Bíblia em sua casa? Como vocês a viam? Onde ocorreu seu primeiro encontro com ela? Quais influências do seu repertório existencial você levou para sua leitura da Bíblia e quais efeitos essa leitura causou? Qual verso ficou em sua memória como o preferido? Por que você lê ou não lê esse livro?

Se você tem uma longa história de amor com a Bíblia, certamente a beleza, o ritmo e a profundidade de muitas frases e metáforas marcaram sua vida para sempre: “No princípio, criou Deus”, “Lembra-te do dia de sábado”, “O Senhor te abençoe e te guarde”, “Cria em mim, ó Deus, um coração puro”, “Os que esperam no Senhor renovam as suas forças”, “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões”, “Porque Deus amou o mundo”, “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”…

Do armazém da Bíblia tiramos coisas antigas e novas, mas há sempre mais, pois o estoque de bênçãos é infinito. Do manancial revelado bebemos e ele nunca se esgota, pois corre como um rio do trono de Deus e sua fonte é eterna. Quando Deus fala, o conteúdo nutre e orienta gerações por séculos, em todas as fases e estações da vida.

Se você dedicar 15 minutos diários à leitura da Bíblia, o que corresponde a quase 1% do seu tempo, você a lerá de capa a capa em um ano

Hoje, mais do que nunca, há tentações para não lermos a Bíblia, mas agora, mais do que sempre, é o momento de lê-la. Se ela fosse um amontoado de ideias costuradas simplesmente pelo talento humano, você poderia ­ignorá-la, mas trata-se de um texto de autoria divina, com ensinos claros e uma visão coerente. E devemos estudá-la com oração, consistência, inteligência, humildade, alegria, amor, desejo de aprender e vontade de obedecer.

Assim, percorra o território da Palavra com os olhos da fé. Não a leia com crítica, hipocrisia, cinismo, a mente secularizada, o coração rebelde. Leia como pecador, mendigo, alguém que luta com Deus. Mais que literatura, leia a Bíblia como experiência sensorial. Leia-a como Jeremias (15:16): “Achadas as Tuas palavras, logo as comi. As Tuas palavras encheram o meu coração de júbilo e de alegria.” Deleite-se nas Escrituras para que você aprenda a se deleitar em Deus.

Além de proteger contra o pecado (Sl 119:11), aumentar a fé (Rm 10:17) e corrigir o rumo da vida (2Tm 3:16), enfim, revolucionar você, a leitura da Bíblia cria esperança no coração. Segundo um estudo realizado em 2020 pela Sociedade Bíblica Americana em parceria com um programa da Universidade Harvard, quem lê a Bíblia regularmente tem mais esperança do que os leitores ocasionais. Numa escala de 1 a 100, os que leem a Bíblia três ou quatro vezes por ano cravaram 42; quem a lê uma vez por mês marcou 59; quem a lê semanalmente, 66; e os que a leem várias vezes por semana atingiram 75.

O ano está começando, assim como um novo ciclo do programa de leitura Reavivados Por Sua Palavra, e este é um bom momento para renovar o propósito de manter contato diário com as Escrituras. O dia tem 1.440 minutos. Se a cada dia você dedicar 15 minutos desse total à leitura da Bíblia, o que corresponde a quase 1% do seu tempo, você a lerá de capa a capa em um ano. Que em 2022 Deus o surpreenda e molde sua vida pelo poder da Palavra!

MARCOS DE BENEDICTO é editor da Revista Adventista

(Editorial da Revista Adventista de janeiro de 2022)

Facebook Comments Box

sobre Portal Adventista Baixo Guandu

Avatar
"É um grande privilégio de elaboração do site PORTAL ADVENTISTA DE BAIXO GUANDU/ES, no dia 18 de Setembro 2014 para a divulgação aqui na cidade local, regional e em todos os Países. Nosso Objetivo é divulgarmos os programas, materiais entre outros que se realizam na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em prol do Evangelho Eterno, assim diz o Senhor: “ Breve Jesus Cristo Voltará” Apocalipse 22:1-21. Portanto não será então em benefício próprio, sim a necessidade desse divulgação nessa cidade que todos se entregam sua vida a Jesus Cristo, nosso Salvador. Att: Thiago Amaral de Oliveira - Baixo Guandu/ES."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × cinco =

×

Sejam Bem-Vindos!

Sejam Bem Vindos ao Nosso Portal Adventista de Baixo Guandu/ES. Estamos a Disposição 24 Horas.

× Fale Conosco 24 horas!